O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal em Florianópolis deu continuidade, hoje (30/10/2018) à série de audiências sobre o sistema prisional de Santa Catarina, com uma reunião para tratar do município de Tijucas. O encontro foi coordenado pela juíza Micheli Polippo e teve a presença, entre outros, do secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, e do prefeito Eloi Mariano Rocha.
Ao final da audiência foi apresentada uma proposta de acordo para a construção da unidade prisional de Tijucas, que poderá prever a emissão do alvará, pela Prefeitura, até 20 de dezembro, e o início da obra no dia seguinte. Uma nova audiência foi designada para 29 de novembro, às 15h30, e serão convidados o secretário de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, e o secretário de Infra-Estrutura, Paulo França.
O ato integrou uma ação civil pública da Defensoria Pública da União, que foi representada pela defensora Vanessa Barossi Panitz. Outras audiências estão previstas para 6/11 (Imaruí), 9/11 (São José) e 29/11 (São Bento do Sul).