Direção do Foro visita as Subseções Judiciárias do meio-oeste catarinense
A fim de ouvir as demandas das Subseções Judiciárias do meio-oeste catarinense, a Direção do Foro efetuou visita institucional às unidades de Concórdia, Joaçaba, Videira e Caçador dentre os dias 4 e 7 de abril (segunda a quinta-feira). O objetivo foi o de observar as condições das instalações físicas e dos mobiliários, bem como compreender as solicitações de melhorias das unidades e verificar o clima de trabalho.
Além da Diretora do Foro, a juíza federal Erika Giovanini Reupke, as visitas contaram com a presença da engenheira Margott Felisbino dos Santos, do Núcleo de Apoio Operacional, e de Luiz Gonzaga da Costa Junior, Diretor da Secretaria Administrativa.
As visitas foram iniciadas segunda-feira, quando a Direção do Foro foi recebida na Subseção de Concórdia por Leonardo Müller Trainini, juiz federal diretor do foro local, Tomaz Rodrigues Rios, da Seção de Apoio Judiciário e Administrativo, e Eduardo Luis Stocco Hunzicker, diretor de secretaria.
Na terça-feira, a Direção do Foro visitou a Subseção de Joaçaba, cuja sede está instalada no mesmo edifício desde o ano de 1995. O principal pleito da Subseção é o de reforma, tanto da fachada quanto da parte interna, a fim de que sejam modernizadas, tendo em vista que a sede já passou por reforma de acessibilidade. Não se descarta também a possibilidade de mudança de sede. Participaram da visita Ramon Paulo Garcia, diretor de secretaria, e Giselle Kieling da Cortivo, da Seção de Apoio Judiciário e Administrativo.
Quarta-feira foi o dia de visita à UAA de Videira e à Subseção de Caçador. Em Videira, a Direção do Foro busca solucionar o problema da mudança de local das instalações, visto que a unidade precisou deixar a sede em fevereiro e ainda não foi fechado novo contrato de locação. Acompanharam a visita o juiz federal diretor do foro da Subseção de Caçador, Adriano Vitalino dos Santos, o juiz de direito diretor do foro da Comarca de Videira, Rafael Resende Britto, o presidente da OAB de Videira, Roberto Olinger, e a Chefe de Secretaria do Foro da Comarca de Videira, Luciane dal Pivo Galvan.
Em seguida, a equipe da DF se dirigiu até a Unoesc de Videira, onde foi recebida por Carla Fabiana Cazella, que mostrou as possibilidades de cessão de espaço no bairro universitário, a fim de avaliar propostas de instalação da nova sede. A Direção do Foro também considera opções de localização mais próximas ao centro da cidade, inclusive com a possibilidade de compartilhamento de espaço com a Justiça do Trabalho local.
Na Subseção de Caçador, o maior pleito foi o de que seja realizada reforma na sede, com obras para melhorar a segurança, efetuar tratamento acústico e haver melhor aproveitamento dos espaços. Também participaram da reunião Gledson Evers, diretor de secretaria, e Marcelo Schneider, da Seção de Apoio Judiciário e Administrativo.
No último dia de visitas, a Direção do Foro fez reunião com o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, que manifestou compreensão à importância de haver uma UAA em Videira e se dispôs a auxiliar a JFSC na busca por nova sede no Município.
As visitas registraram um total de 1.250 quilômetros percorridos ao longo de 4 dias.