Com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e a coordenação da diretora do Foro da Seção Judiciária, a Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) realizou hoje (11/05) evento em comemoração aos 55 anos de reinstalação do órgão, ocorrida em 9 de maio de 1967.
O ato aconteceu no auditório da sede de Florianópolis e teve a participação de autoridades, magistrados, servidores, representantes de instituições e convidados. Homenagens foram prestadas a juízes e servidores, que receberam uma medalha alusiva à data. A JFSC, que começou em 67 com dois juízes e dez servidores, apenas na Capital, hoje está presente em 22 municípios do Estado, incluindo sedes de subseção e de unidades avançadas, contando com quase 100 juízes e mais de 1 mil servidores.
A diretora do Foro, em sua manifestação, falou sobre a importância da memória e também do reencontro, em especial após dois anos de trabalho remoto em função da pandemia da Covid-19. A vice-diretora do Foro, juíza federal Luísa Hickel Gamba, citou o sentimento de pertencer a uma organização social. O diretor do Foro da JF no Paraná, juiz federal José Antônio Savaris, comentou sobre o processo de inovações em curso durante o período pós-pandemia. E, finalmente, o presidente do TRF4 afirmou que a história da JFSC, assim como da 4ª Região, se deve a seus integrantes.
O evento teve, ainda, uma palestra da desembargadora federal Vânia Hack de Almeida e do juiz federal Tiago do Carmo Martins, sobre o tema da improbidade administrativa, além de inauguração de placa simbólica no espaço da memória.