Um grupo de 13 estudantes da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, do bairro Itacorubi, em Florianópolis, visitou hoje (22/11/2016) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC). Eles vieram conhecer o ambiente de audiências e receber o certificado de participação nas aulas sobre conciliação para crianças e adolescentes, promovido no âmbito do Projeto Conciliando pela Paz, do Cejuscon. O curso aconteceu entre 24 de outubro e 11 de novembro e foi ministrado pelos servidores e conciliadores voluntários do Cejuscon Henry Muratore de Oliveira, Fabiana Leivas e Cristiane Marques de Lima.
Distinguido com Menção Honrosa da edição de 2015 do Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Projeto Conciliando pela Paz tem o objetivo de promover a cultura da conciliação por meio de visitas a escolas comunitárias próximas à JFSC. O projeto é desenvolvido desde 2014 e tem a coordenação da juíza federal substituta Micheli Polippo, que comentou o êxito da experiência de “aproximação com a comunidade e divulgação da cultura da conciliação para solução dos conflitos”. Durante as aulas, foram transmitidas técnicas básicas, adaptadas a situações do dia a dia, que tornam possível a superação de diferenças com criatividade, de forma simples e amigável.
Os estudantes têm entre 12 e 13 anos e são de uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. O curso foi feito por 24 alunos. Juntos com a orientadora educacional Ana Paula Farias Rodrigues e a professora de História Márcia Valério, eles conheceram a sala onde são realizadas, durante todo o ano, audiências de conciliação, inclusive as pautadas para esta Semana Nacional, de 21 a 25 de novembro. Estão em discussão processos sobre contratos comerciais, dano moral, desapropriações e Sistema Financeiro da Habitação.
Para a orientadora Ana Paula, o curso é uma oportunidade de avaliação de futuro profissional. “Agradecemos a Justiça Federal por esse trabalho, que é importante para a escola”, concluiu.