Estudantes do 7º período da Escola Básica Vitor Miguel de Souza, do bairro Itacorubi, visitaram hoje (28/11/2017) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Justiça Federal (JF) em Florianópolis, em conclusão ao projeto Conciliando pela Paz. Desde 24 de outubro, 22 adolescentes entre 12 e 13 anos tiveram aulas sobre noções básicas de conciliação, comunicação não violenta, ministradas por integrantes do Cejuscon e de outras unidades da JF na Capital. A visita integra a programação do Cejuscon para a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O grupo – com 18 estudantes – foi recebido pela coordenadora do Cejuscon, juíza Micheli Polippo, que apresentou as instalações da unidade, incluindo a sala de videoconferência e a central de perícias. Eles também puderam observar audiências que estavam acontecendo, em processos pautados para a semana da conciliação. A orientadora educacional Ana Paula Farias Rodrigues e a professora Bianca Paris acompanharam os estudantes, que também assistiram a vídeos no auditório.
A estudante Isabela Trierveiler escreveu um relato simbólico sobre a experiência:
"Era uma vez uma mariposa, que tinha o sonho de voar em cima das nuvens. Os outros animais falavam que ela nunca iria realizar, que isso seria impossível, porque a vida de um mariposa é curta.
"Quando ela finalmente se preparou para realizar esse sonho, esses animais rasgaram suas asas para ela nunca mais voar e realizar este sonho.
"Mas ela não desistiu, acreditou em si mesma! Fez asas de folhas para finalmente voar em cima das nuvens! Ela realizou! E morreu muito feliz!"
O projeto foi desenvolvido pela coordenadora Micheli Polippo e pelos servidores Andréa Palma, Cristiane Martins de Paula Luz, Henry Muratore Oliveira, Mônica Bittencourt Casagrande Trichez e Rita Fabiana Leivas da Silva. Distinguido com Menção Honrosa da edição de 2015 do Prêmio Conciliar é Legal do CNJ o projeto tem o objetivo de promover a cultura da conciliação por meio de visitas a escolas comunitárias próximas à JFSC.